Alianças Estratégicas
Estrutura Eficiente
Sistema Informatizado
Proximidade com o cliente
Advogados Especialistas

Advogados Especialistas

A Nasser de Melo – Advogados Associados possui profissionais especializados no atendimento de pessoas Físicas e Jurídicas em todas as áreas do Direito
previous arrow
next arrow
Shadow
Slider

Qual é o custo de um inventário Judicial?

Qual o custo de um Inventário Judicial

Os custos de um Inventário Judicial, além dos honorários do advogado contratado para atuação, também englobam às custas devidas aos cartórios, bem como o tributo incidente.

No Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, para o ajuizamento de uma ação de Inventário, se faz necessário o recolhimento de custas ao cartório distribuidor e as custas para autuação, devidas ao cartório para o qual será remetido o processo. Esses valores podem variar de R$350,00 a R$1.200,00, em média, dependendo do valor do patrimônio partilhado.

Além destas custas, existem as despesas ao longo do processo, como custas para intimações, oficiais de justiça entre outras.

Após toda a tramitação processual, quando finalmente se definir a partilha dos bens aos herdeiros, no prazo de 30 dias após a última decisão do Juiz, será necessário efetuar o recolhimento do tributo devido. O chamado ITCMD- Imposto de Transmissão Causa Mortis ou Doação, foi criado pela Constituição Federal em seu art. 155, I e atribuí aos estados a competência de efetivar o seu recolhimento. Caso não seja recolhido no prazo acima mencionado há incidência de multa de 10% sobre o valor, que será reduzida a metade caso a multa seja paga junto com o valor total do tributo.

Qual o valor do ITCMD no Paraná?

O ITCMD incide sobre todos os bens?

Como calcular o ITCMD?

Quem precisa pagar o ITCMD?

Quem não precisa pagar o ITCMD?

É possível parcelar o ITCMD?