Alianças Estratégicas
Estrutura Eficiente
Sistema Informatizado
Proximidade com o cliente
Advogados Especialistas

Advogados Especialistas

A Nasser de Melo – Advogados Associados possui profissionais especializados no atendimento de pessoas Físicas e Jurídicas em todas as áreas do Direito
previous arrow
next arrow
Shadow
Slider

Inventário em Curitiba e região

Inventário em Curitiba e região

O Inventário é um procedimento utilizado para o levantamento dos direitos, dívidas e bens do falecido a serem partilhados com os seus herdeiros.

Os herdeiros são todos aqueles que possuem direito na linha sucessória do patrimônio. Segundo o Código Civil, são herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge e a estes deve, obrigatoriamente, pertencer metade dos bens da herança, sendo que a outra metade pode ser disponível através de testamento para os herdeiros testamentários, também chamados de legatários, que são aqueles escolhidos pela livre vontade do testador.

Entre os herdeiros necessários é nomeado um para ser o administrador dos bens, sendo este o Inventariante. É ele que irá listar todos os bens pertencentes ao de cujus, gerir o patrimônio, zelar pela sua conservação e distribuí-lo a todos os demais herdeiros enquanto durar o processo de inventário.

A única forma de transmissão de bens pertencentes a pessoas que já faleceram é através da partilha, de tal modo, o Inventário é de suma importância para regularização do patrimônio.

O procedimento de Inventário possui duas formas para ser efetivado: O Inventário Judicial, no qual é necessário a intervenção de um Juiz e o Inventário Extrajudicial o qual é feito por meio de Escritura Pública, diretamente no Cartório, sem a existência de um processo judicial. Para ambos é necessária a assistência de um advogado.

O escritório Nasser de Melo – Advogados Associados possui advogados especialistas em Inventários em Curitiba e região, além de ter capacidade para atender casos em todo Paraná e Santa Catarina, tendo ampla experiência em gestão de patrimônio, assessorando de forma completa em todas as fases do inventário, desde a arrecadação de bens até a total regularização de todo o patrimônio com a transmissão definitiva dos imóveis.

Caso tenha interesse em mais informações sobre inventários, acesse os artigos sobre Inventário Extrajudicial, Inventário Judicial, Documentos necessários para Inventário ExtrajudicialDocumentos necessários para Inventário Judicial, Planejamento Sucessório e Holding Patrimonial.

Para tirar dúvidas sobre Direito, acesse aqui.