Alianças Estratégicas
Estrutura Eficiente
Sistema Informatizado
Proximidade com o cliente
Advogados Especialistas

Advogados Especialistas

A Nasser de Melo – Advogados Associados possui profissionais especializados no atendimento de pessoas Físicas e Jurídicas em todas as áreas do Direito
previous arrow
next arrow
Shadow
Slider

Como Prevenir Ações Trabalhistas contra sua Empresa

A atenção que uma empresa deve ter com seus funcionários vai além de possuir um eficiente setor de Recursos Humanos, de ter líderes eficientes na identificação de qualidades e com técnicas motivacionais que mantém os talentos dentro da empresa. Para tentar evitar ao máximo qualquer ação trabalhista a sociedade deve também estar bem assessorada nos assuntos legais, para ter amplo conhecimento dos direitos trabalhistas que o empregado possui.

Este amparo legal deve ser feito por um escritório especializado em advocacia preventiva trabalhista, que atua com o intuito de antecipar possíveis ações trabalhistas movidas por funcionários e ex-funcionários. Todas as possibilidades de Reclamatórias Trabalhistas, somadas, formam o chamado passivo trabalhista da empresa. Esse valor deve ser cuidadosamente analisado pelo empresário, para ter conhecimento se a economia de agora não causará um grande prejuízo futuro, que muitas vezes compromete até mesmo a continuidade da empresa. Não é incomum ver casos em que erros administrativos na condução de contratos de trabalho geram a ruina financeira da sociedade.

Essa conta também deve ser feita em caso de pretensão de venda da empresa, uma vez que será necessário proceder rescisões com os funcionários, existindo grande possibilidade de que o empresário sofra com demandas trabalhistas após isso. Sem ter conhecimento de qual é seu passivo trabalhista, fica muito perigoso vender uma empresa. Muitas vezes é necessário alguns meses para regularizar a relação de trabalho com os funcionários e contingenciar os gastos, para efetivar uma venda da empresa com segurança.

O que o advogado que atua na prevenção trabalhista faz é minimizar os riscos que ações trabalhistas causarão ao caixa da empresa quando chegam ao Poder Judiciário, assim como evitar aplicação de multas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em virtude de irregularidades que a empresa comete quanto aos direitos trabalhistas de seus funcionários.

A prevenção, antecipando problemas, é sinônimo de uma gestão eficiente, o que gera confiança do mercado e de seus funcionários, acarretando resultados financeiros mais sólidos. Afinal, é muito mais barato contratar um advogado para uma assessoria trabalhista empresarial, prevenindo problemas futuros, do que contratar advogados para atuar em ações trabalhistas ocasionadas pelo problema já causado, e que muito provavelmente irá gerar uma condenação financeira elevada, a qual poderia ter sido evitada com a Assessoria Trabalhista.