Como Evitar o Assédio Moral em sua Empresa

Um dos grandes problemas que as empresas vêm sofrendo nos últimos anos é o aumento significativo do assédio moral dentro do ambiente de trabalho, seja, entre superiores e subordinados, seja entre os próprios colegas de trabalho.

O assédio moral em uma empresa pode acontecer em diversas situações, em sua grande maioria está presente quando ocorrem ruídos de comunicação (fofocas): questionamentos quanto a competência do funcionário, seja verbal ou não verbal; isolamento, o que faz com que o funcionário tenha a crença de que todos estão contra ele; assédio sexual; brincadeiras desnecessárias, que denigrem a imagem, a moral ou a honra do funcionário (o conhecido bullying); entre outras possibilidades.

Como Coibir

A principal forma de coibir essas atitudes dentro do ambiente de trabalho é buscar formas de alterar a forma com que os funcionários se relacionam, não apenas com os seus colegas de trabalho, mas também na vida como um todo, apostando em investimento de auto autoconhecimento e no relacionamento interpessoal, o que inclui a família, os amigos, chefes e colegas, pois esse processo interfere diretamente no ambiente de trabalho.

Estabelecer o que as pessoas devem fazer em uma determinada situação para ser considerado positivo, é um problema moral, que demanda um esforço conjunto entre diversas áreas da empresa, e principalmente dos líderes.

Os mecanismos de influência externa utilizados para exercer o controle dessas ocorrências são os Códigos e Regulamentos Administrativos que regem a conduta de empregados para resolução dos conflitos interpessoais, atuando de forma a prevenir problemas futuros.

O escritório Nasser de Melo – Advogados Associados possui advogados especialistas em Direito do Trabalho em Curitiba e região, além de ter capacidade para atender casos em todo Paraná e Santa Catarina, tendo ampla experiência em Prevenção de Passivo Trabalhista, atuando de forma consultiva especializada, sempre com base na necessidade de cada cliente.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato para agendar uma visita.


Deseja marcar uma reunião com nossos advogados?

Ligar agora